top of page

JULIANO BARBOSA Coordenação e Direção Artística

Músico integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2008, o carioca Juliano Barbosa iniciou seus estudos musicais ainda criança na Pró-Arte do Rio de Janeiro influenciado por seu pai, o fagotista pernambucano Airton Barbosa e fundador do Quinteto Villa-Lobos. Em 1980 com o seu falecimento, Juliano herda o fagote com apenas dez anos.

Incentivado pelo professor de seu pai, o fagotista francês Nöel Devos, começou a estudar fagote na Escola de Música da UFRJ. Estudou ainda na Escola de Música Villa-Lobos e posteriormente na UNI-RIO até que em 1987 foi convidado pelo Maestro Roberto Gnattali a fazer da parte da Orquestra de Música Brasileira. A partir daí, começou uma intensa vida profissional que inclui uma passagem pela Banda Civil da Cidade do Rio de Janeiro (atual Banda Sinfônica da Guarda Municipal), Orquestra Sinfônica Jovem da FUNARJ e Orquestra Filarmônica do Rio.

De 1993 a 2006 foi integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a direção artística dos Maestros Armando Prazeres (fundador), Roberto Tibiriçá e Izaac Karabtchevsky. Em 1997 esteve em Portugal como músico da Camerata Universidade Gama Filho divulgando a Música Brasileira, sob a regência de Paulo Sérgio Santos, tendo ainda integrado o Quinteto de Sopros do Rio de Janeiro e o Grupo Música Nova da UFRJ. Em 1998 participou da Orquestra de Jovens do MERCOSUL sob a regência do Maestro Fábio Mechetti. Estudou ainda com o professor e fagotista Elione Medeiros no curso de Bacharelado da UNI-RIO.

 

Em 2002 lançou o CD “FAGOTE BRASIL – Encontro na Varanda” interpretando sambas, choros, valsas e canções da nossa música. De lá pra cá, tem atuado como fagotista em gravações com importantes artistas da Música Popular Brasileira, participando também de trilhas sonoras para o cinema, teatro e televisão. Em 2006 foi convidado pela cantora MARISA MONTE a participar da turnê internacional do show UNIVERSO PARTICULAR realizado em quarenta importantes cidades de quase vinte países, em mais de cem apresentações ao redor do mundo.

Há mais de vinte anos, vem realizando trabalho educativo dedicado a milhares de jovens e crianças no projeto Mini-Concertos Didáticos do Museu Villa-Lobos (RJ) e desde 2008 é Coordenador Geral e Diretor Artístico da OFICINA DE MÚSICA LIVRE que acontece todos os anos durante o verão na região do agreste do estado de Pernambuco.

bottom of page